Kanon
História
A história de Kanon envolve um grupo de cinco garotas que, de alguma forma, estão conectadas com um mesmo garoto: O protagonista da história, nos jogos o seu nome pode ser alterado, embora já venha pré-definido Yuuichi Aizawa que também foi o nome utilizado nas outras versões. Ele é um estudante do segundo ano do Ensino Médio que costumava visitar a cidade sete anos antes do começo da história que começa numa Quarta-Feira em 6 de Janeiro de 1999[1] quando Yuuichi chega na cidade, esperando sua prima Nayuki Minase encontrá-lo na estação, que também é com quem moraria a partir desse momento, junto de sua tia Akiko Minase. Após tanto tempo desde a sua última visita, Yuuichi esqueceu quase todos os acontecimentos de sete anos atrás e encontra-se frequentemente na necessidade de encontrar o que deixou para trás. Nayuki inicialmente tenta repetidamente despertar sua memória, mas não obtém sucesso. Ao desenvolver da história, ele começa a lembrar de certos eventos aos poucos, geralmente quando vai dormir.
No dia após o retorno de Yuuichi, Nayuki levá-o para o distrito comercial, aproveitaria para mostrar-lhe a cidade e comprar coisas para o jantar, apesar da inicial relutância dele, acaba por aceitar. Momentos depois de Nayuki deixá-lo esperando na calçada, uma estrada garota chamada Ayu Tsukimiya acaba esbarrando contra ele. Ao levantar, acaba saindo correndo e levando-o junto para outra um café local onde se escondem em uma cafeteria, Ayu explica que havia "roubado" taiyakis, após pedir alguns para um vendedor, notou que havia esquecido o dinheiro e saiu correndo. No jogo, Ayu paga apenas algumas vezes depois de repetir o ocorrido, na versão de 2006 do anime, Yuuichi leva Ayu de volta para o vendedor onde pede desculpas pelo problema causado e Ayu é perdoada. Eles decidem se encontrar de novo outro dia e Ayu vai embora. Alguns dias depois de estar na cidade, Yuuichi encontra com outra garota, esta chamada Sawatari Makoto, que havia perdido completamente sua memória, apenas se lembrava de que o odiava e que iria se vingar pela última vez que ele visitou aquela cidade. Ela desmaia na rua e é levada por Yuuichi para sua casa, onde explica a situação. Akiko dá a permissão para ela viver algum tempo com eles até lembrar-se de onde fica sua casa ou de seus familiares, apesar de contra o plano inicial de Yuuichi de chamar a polícia.
Outra garota conectada com seu passado é Mai Kawasumi que estuda no mesmo colégio no terceiro ano. Ela se dedica a caçar e derrotar demônios durante a noite enquanto a escola está deserta.[8] Por isso, ela é constantemente acusada por qualquer acidente além dela nunca negá-los por ser muito sincera para fazê-lo além de saber que ninguém acreditaria que existiriam demônios na escola. Yuuichi coincidentemente conhece a quinta garota, Shiori Misaka, pela primeira vez quando acaba se perdendo pela Ayu enquanto corria do vendedor de taiyaki. Shiori sobre de uma doença inexplicável desde o seu nascimento que a deixa fraca ao ponto de ter que faltar a aula por causa disso. Yuuichi começa a falar mais com ela ao notá-la no pátio da escola no dia seguinte ao conhecê-la. Shiori diz que espera lá todos os dias porque ela quer encontrar uma pessoa importante para ela.
Yuuichi Aizawa

O jogador assume o papel do protagonista cujo nome pode ser alterado, ou ser escolhido pré-definido como Yuuichi Aizawa, um cínico estudante de Ensino Médio de dezessete anos, apesar de sua personalidade a princípio, Yuuichi é bastante leal e poderá fazer muito por outra pessoa mesmo que dedique tempo e dinheiro para isso. Ele geralmente tem uma personalidade abnegada e não pede muitos favores em retorno se faz algo para alguém.
Aya Tsukimiya
Ayu Tsukimiya, a heroína principal é uma garota descrita como "baixinha e estranha" por Yuuichi, apesar de ter várias coisas misteriosas sobre ela; é facilmente reconhecível por sua mochila com asinhas, o acessório de cabelo vermelho e a tendência a se referir por um pronome masculino de primeira pessoa boku (僕?). Sua comida favorita é taiyaki e tem uma notável palavra que sempre diz como uma expressão negativa para emoções como frustração, dor e medo: uguu (うぐぅ?).
Nayuki Minase

A prima de Yuuichi, Nayuki Minase, é outra das heoroínas de Kanon que secretamente sempre o amou desde a infância, apesar de ainda aprendendo a lidar com esse sentimento, especialmente com a ameaça de que ele pode se apaixonar por outras garotas. Nayuki fala de forma notavelmente lenta em relação aos outros e constantemente tem problemas para acordar de manhã, exceto em poucas ocasiões que deixam Yuuichi surpreso.
Makoto Sawatari

Após alguns dias depois de ter chegado à cidade, o protagonista é abordado pela terceira heroína: Makoto Sawatari, uma jovem garota que perdeu sua memória, sendo que a única coisa que lembra é que precisa se vingar contra Yuuichi pela última vez que ele visitou a cidade. Makoto acaba por pregar peças no quarto do garoto quando passa algum tempo em sua casa. Tem uma enorme afinidade com a primavera e uma vez desejou que essa estação pudesse permanecer para sempre.
Shiori Misaka

Coincidentemente Yuuichi também chega a conhecer Shiori Misaka, outra heroína, uma estudante do primeiro ano do ensino médio que sofre de uma inexplicável doença desde o seu nascimento, este problema faz dela fisicamente fraca e quase sempre precisa faltar a escola por isso. Ela tenta ser forte em contraste com a sua condição e se dá bem com os outros, apesar dela não conhecer muitas pessoas de sua idade devido a sua doença.
Mai Kawasumi
E a última heroína é Mai Kawasumi, uma estudante do terceiro ano da mesma escola de Yuuichi. Ele a conhece um dia em que vai à escola durante a noite buscar o caderno de Nayuki que havia esquecido lá, logo encontrou Mai dentro do prédio portando uma espada e dizendo que caçava demônios. Geralmente tem uma atitude fria com quase todos, mas no fundo é uma pessoa muito bondosa e que se preocupa com os outros.
Trailer